Na Medicina Tradicional Chinesa, a maioria dos casos de cólica menstrual diz respeito a variações na deficiência ou estagnação do sangue ou da energia.
Quando a energia (Qi) é mais estagnada do que o sangue, sintomas de tensão pré-menstrual e dores nos seios, costelas, abdome e costas podem surgir, juntamente com um fluxo menstrual fraco com alguns coágulos. O princípio do tratamento consiste em regular a energia (Qi).
Quando o sangue é mais estagnador do que a energia (Qi), sintomas incluem forte dor abdominal que é aliviada depois que o ciclo menstrual se inicia. O sangue é mais escuro que o normal com coágulos escuros.
Se o quadro é de deficiência de energia (Qi) e sangue, uma leve dor ocorre após o fim do ciclo menstrual. A dor, aliviada por meio da pressão, pode ser acompanhada de fadiga, abatimento do rosto, tontura e pulsação fraca.
A acupuntura, na aplicação da ciência ocidental, funciona em caso de dor porque ela ajuda o cérebro a liberar endorfina, o analgésico natural do organismo. Como a endorfina é responsável pela diminuição da dor, isso explica o uso da acupuntura nas cólicas menstruais e outras dores. Além disso, a acupuntura irá atuar na causa dessa dor.
Além da acupuntura, é recomendada uma dieta com menos gordura animal, laticínios e ovos, insistindo na ingestão de vegetais, sementes cruas e nozes. O exercício físico moderado e regular e medidas gerais, como: bolsa de água quente, banho morno e massagens relaxantes auxiliam no alívio da dor.
fonte: www.acupunturarj.xpg.com.br/colicas.html